F.A.Q. nº 1 – O que a Bíblia nos ensina sobre a condição humana?

Saiba mais sobre Jesus, o Cristianismo e a Biblia!Quem somos? Por que existimos? Há um propósito para a vida? Por que o mundo está do jeito que está?

Será que a Bíblia pode me esclarecer alguma coisa sobre essas perguntas? Claro que sim! A Bíblia é um livro completo, coeso e coerente capaz de nos conduzir a toda a verdade. Sendo a Palavra de Deus destinada ao homem, a Bíblia nos fala muitas coisas sobre a condição humana. Vejamos:

1. CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Uma das primeiras e mais belas mensagens da Bíblia relata que todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. Quando o Pai nos projetou, decidiu que nos faria segundo a beleza e perfeição que ele mesmo possui! Não somos primatas evoluídos, como tantos insistem em dizer; somos criaturas únicas, expressão inigualável do amor que há em Deus. Não somos fruto do acaso ou de um acidente cósmico; somos resultado de uma ação consciente, proposital e minuciosamente planejada de Deus, e fomos criados tendo como modelo o próprio Criador.

2. DEGENERADOS PELO PECADO

Apesar de planejados e criados dessa forma única, a um certo ponto da caminhada a humanidade saiu da rota que havia sido elaborada para ela. A esse desvio de rota a Bíblia chama pecado, e foi esse tal pecado que deu origem a um fenômeno conhecido como queda ou degeneração. O homem, que havia sido criado intimamente conforme a imagem de Deus, torna-se em uma outra criatura, má e perversa. Todo o seu ser – corpo, alma e espírito – se desfigura e se torna completamente diferente daquilo que Deus havia planejado. O homem pós-queda já não tem mais nada a ver com aquela criatura perfeita que o Pai criara outrora.

3. SEPARADOS DE DEUS

A pior conseqüência da degeneração da humanidade é a morte ou separação de Deus. Ao criar o homem, Deus lhe deu um espírito, que é a parte mais íntima do seu ser, capaz de ter comunhão com o Criador. A queda fez com que o nosso espírito ficasse mortificado, numa espécie de coma que nos impede de qualquer contato mais profundo com Deus.

É por isso que Deus tantas vezes parece distante de nós. É por isso que muitos questionam a sua existência. É por isso que o mundo vai de mal a pior: porque estamos separados, desconectados do Criador que nos dá a vida e que é a razão de existirmos.

É por isso que Santo Agostinho já dizia:“Tu nos fizeste para ti, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em ti.”

Até amanhã!
Em Cristo Jesus, nosso Salvador,
Vinícius

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s