F.A.Q. nº 3 – Quem é Jesus Cristo?

Saiba mais sobre Jesus, o Cristianismo e a Biblia!No último F.A.Q., vimos que todo o plano de Deus para nos tirar do lamaçal em que nós mesmos nos metemos gira em torno de Jesus Cristo. Mas quem é ele?

Que figura é essa, tão maravilhosa a ponto de seu nome continuar sendo a fonte de vida e esperança para uma humanidade perdida e sem solução? Este pequeno texto é totalmente incapaz de responder tal pergunta de forma satisfatória, mas, apenas como ponto de partida, destacamos os seguintes aspectos:

1. É O FILHO DE DEUS EM FORMA HUMANA

Já falamos sobre isso no F.A.Q. anterior, mas não custa repetir e aprofundar um pouco essa verdade sublime. Jesus Cristo, sendo Deus, decidiu assumir forma humana por amor e compaixão de cada um de nós. Sim, Jesus é Deus; e, sim, Jesus é homem. Pode parecer louco, ilógico, absurdo, ridículo pra você. Pra mim, é a coisa mais maravilhosa que eu já ouvi na vida, é a razão, o motivo e a inspiração pela qual eu acordo todas as manhãs.

Como nos ensinam as lindas palavras de Max Lucado: “Se Jesus fosse apenas Deus, Ele poderia nos criar, mas não nos compreender. Um Jesus apenas homem poderia nos amar, mas jamais nos salvar. E um Jesus que é Deus-homem? Perto o suficiente para ser tocado. Forte o suficiente para confiarmos. O Salvador que está bem ao nosso lado.”

2. É O SALVADOR DA HUMANIDADE

Certamente você já entendeu que a humanidade, por sua própria escolha, tomou caminhos totalmente contrários ao que Deus havia planejado, e isso resultou em separação entre a criação e seu Criador. Para que essa separação fosse desfeita e a paz fosse restabelecida, porém, era necessário um reconciliador e um sacrifício substituto. Jesus realizou essa dupla função. Ao morrer na cruz nas colinas do Calvário, ele estava oferecendo sua vida, seu precioso sangue como justo pagamento pelos pecados de todo o mundo. É isso que a Bíblia quer dizer na passagem “e o sangue do seu Filho nos purifica de todo o pecado”. Quando essa condição é finalmente satisfeita, então Jesus abre o caminho para que cada homem volte a andar de mãos dadas com o Pai.

3. É O MODELO A SER IMITADO

Depois de vir ao mundo e entregar sua vida como sacrifício substitutivo pelos nossos pecados, Jesus se torna também o padrão de vida e de caráter para todo aquele que nele crê. Não basta conhecer a verdade de que Jesus Cristo sara, liberta, salva e transforma; é preciso experimentar essa verdade em nossas próprias vidas, senão nada do que estamos falando faria sentido. A Bíblia diz justamente que a pessoa que quer seguir Jesus, precisa viver como ele viveu. Tarefa impossível? Seria, a menos que o próprio Jesus se oferecesse para viver essa relidade em nós e através de nós. E é justamente isso que ele nos promete:

“E eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação do século.”

Que o amor de Deus, a graça salvífica de Jesus Cristo e as consolações do Espírito Santo estejam com todos!
Vinícius Pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s