F.A.Q. nº 5 – O que acontece quando sou salvo?

(Após esse breve intervalo, continuamos a seção F.A.Q. Temos mais dois estudos além desse; espero postá-los logo em seguida!)

Saiba mais sobre Jesus, o Cristianismo e a Biblia!A salvação, ao contrário do que muitos pensam, não é meramente uma mudança exterior que me faz deixar de ser um “ímpio” para me tornar um “crente”.

A salvação é uma completa transformação interior que Deus opera, e é isso que veremos agora com mais detalhes.

1. MEU PECADO É PERDOADO

Veja bem, eu disse meu pecado, e isso é algo muito mais abrangente do que meus pecados. A salvação não é apenas o perdão das minhas atitudes pecaminosas, dos meus erros cometidos. Muito mais do que isso, a salvação é uma verdadeira carta de alforria que me liberta de TODO o meu passado. Tudo o que eu fiz antes está apagado, esquecido, jogado nas profundezas do mar, ao ponto de Deus não permitir mais nenhuma condenação sobre a minha vida. Isso só é possível em Jesus e por causa de Jesus. Só o derramamento do seu sangue pode nos purificar de todo o pecado. É por isso que a Bíblia diz: “Não existe mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”.

2. EXPERIMENTO UM “NOVO NASCIMENTO”

A Bíblia é clara e detalhada ao nos falar sobre “nascer de novo”. Isso mereceria um estudo mais abrangente, mas fiquemos com alguns pontos aqui:

a) Pelo nosso nascimento carnal, somos todos parte da “raça de Adão”, pecadora, degenerada e distante de Deus.

b) Uma simples mudança exterior pode parecer suficiente para as pessoas, mas não resolve o problema de que a nossa natureza continua distante do Criador.

c) O novo nascimento é justamente uma ação sobrenatural e miraculosa de Deus, que nos dá uma nova natureza, a natureza divina.

d) O novo nascimento não é como o primeiro; o primeiro é carnal e terreno, o segundo é celeste e espiritual. Pelo primeiro nascimento, ganhamos a vida humana; pelo novo nascimento, ganhamos a vida de Deus e o Espírito Santo passa a habitar em nós.

e) Quando nascemos de novo, nos tornamos criaturas celestiais, pertencentes à “raça de Cristo”. Não é apenas uma mudança exterior, é uma realidade de vida completamente nova disponível para nós!

f) A Bíblia diz claramente que ninguém poderá ver o Reino de Deus se não passar por uma experiência de novo nascimento.

3. PASSO A FAZER PARTE DE UMA NOVA FAMÍLIA

Isso é claro: se você nasceu de novo, tem uma nova natureza, uma nova identidade e uma nova filiação. É o novo nascimento que nos torna filhos de Deus. Antes éramos suas criaturas, mas agora somos Seus filhos amados, com direito a usar Seu nome, desfrutar de Sua mesa e participar de Sua herança!

Na Bíblia, essa nova família se chama igreja. A palavra “igreja” vem do grego ekklésia, que significa “reunião”, mas originalmente quer dizer “chamados para fora”. A Igreja é a comunidade fundada por Jesus Cristo da qual fazem parte todos aqueles que foram salvos e nasceram de novo. Mas sobre isso falaremos melhor no próximo F.A.Q.

Até lá!

Em Cristo Jesus, nosso Salvador,
Vinícius Pimentel

Deixe um comentário

