F.A.Q. nº 5 – O que acontece quando sou salvo?

(Após esse breve intervalo, continuamos a seção F.A.Q. Temos mais dois estudos além desse; espero postá-los logo em seguida!)

Saiba mais sobre Jesus, o Cristianismo e a Biblia!A salvação, ao contrário do que muitos pensam, não é meramente uma mudança exterior que me faz deixar de ser um “ímpio” para me tornar um “crente”.

A salvação é uma completa transformação interior que Deus opera, e é isso que veremos agora com mais detalhes.

1. MEU PECADO É PERDOADO

Veja bem, eu disse meu pecado, e isso é algo muito mais abrangente do que meus pecados. A salvação não é apenas o perdão das minhas atitudes pecaminosas, dos meus erros cometidos. Muito mais do que isso, a salvação é uma verdadeira carta de alforria que me liberta de TODO o meu passado. Tudo o que eu fiz antes está apagado, esquecido, jogado nas profundezas do mar, ao ponto de Deus não permitir mais nenhuma condenação sobre a minha vida. Isso só é possível em Jesus e por causa de Jesus. Só o derramamento do seu sangue pode nos purificar de todo o pecado. É por isso que a Bíblia diz: “Não existe mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”.

2. EXPERIMENTO UM “NOVO NASCIMENTO”

A Bíblia é clara e detalhada ao nos falar sobre “nascer de novo”. Isso mereceria um estudo mais abrangente, mas fiquemos com alguns pontos aqui:

a) Pelo nosso nascimento carnal, somos todos parte da “raça de Adão”, pecadora, degenerada e distante de Deus.

b) Uma simples mudança exterior pode parecer suficiente para as pessoas, mas não resolve o problema de que a nossa natureza continua distante do Criador.

c) O novo nascimento é justamente uma ação sobrenatural e miraculosa de Deus, que nos dá uma nova natureza, a natureza divina.

d) O novo nascimento não é como o primeiro; o primeiro é carnal e terreno, o segundo é celeste e espiritual. Pelo primeiro nascimento, ganhamos a vida humana; pelo novo nascimento, ganhamos a vida de Deus e o Espírito Santo passa a habitar em nós.

e) Quando nascemos de novo, nos tornamos criaturas celestiais, pertencentes à “raça de Cristo”. Não é apenas uma mudança exterior, é uma realidade de vida completamente nova disponível para nós!

f) A Bíblia diz claramente que ninguém poderá ver o Reino de Deus se não passar por uma experiência de novo nascimento.

3. PASSO A FAZER PARTE DE UMA NOVA FAMÍLIA

Isso é claro: se você nasceu de novo, tem uma nova natureza, uma nova identidade e uma nova filiação. É o novo nascimento que nos torna filhos de Deus. Antes éramos suas criaturas, mas agora somos Seus filhos amados, com direito a usar Seu nome, desfrutar de Sua mesa e participar de Sua herança!

Na Bíblia, essa nova família se chama igreja. A palavra “igreja” vem do grego ekklésia, que significa “reunião”, mas originalmente quer dizer “chamados para fora”. A Igreja é a comunidade fundada por Jesus Cristo da qual fazem parte todos aqueles que foram salvos e nasceram de novo. Mas sobre isso falaremos melhor no próximo F.A.Q.

Até lá!

Em Cristo Jesus, nosso Salvador,
Vinícius Pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s