O único e verdadeiro Evangelho – Parte 2

Jesus é o centro de toda a mensagem do Evangelho

Qual é, então, o único e verdadeiro Evangelho? Vejamos:

1. É O EVANGELHO DE JESUS CRISTO

“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” (Marcos 1.1)

Essa é uma verdade básica, fundamental das Escrituras. Jesus Cristo é o centro da mensagem do evangelho. A Bíblia é clara e insistente em dizer que Jesus é tudo o que nos importa:

a) É o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ômega;
b) É o Caminho, a Verdade e a Vida;
c) É o Pão da Vida, a Água da Vida, a Fonte da Vida, a Ressurreição e a Vida;
d) É o Autor da Vida, o Autor da Salvação e o Autor e Consumador da Fé;
e) É a Pedra Angular, pedra principal de qualquer edifício;
f) É o único Nome pelo qual importa que sejamos salvos.

Jesus é maravilhoso, glorioso, incomparável! Seu nome deve ser a razão de nossas vidas, a motivação que temos a cada manhã, a esperança que nos permite seguir em frente, o poder que nos capacita a ser vitoriosos… A centralidade em Jesus é a principal característica de todo o Evangelho, e é por esta razão que Marcos inicia seu relato do evangelho com as lindas palavras: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

É também pelo mesmo motivo que o apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios aquela carta que é considerada a mais bela e sublime obra do Novo Testamento, afirma insistentemente que todas as coisas, do céu e da terra, convergem em Cristo. Será que você entende essa afirmação? Tudo deve apontar para Jesus Cristo e dirigir-se a ele. E se nós queremos o Evangelho verdadeiro, aquele que tem genuíno poder para transformar vidas, precisamos colocar Jesus Cristo no centro de todas as coisas.

Entretanto, a igreja moderna parece sempre fugir das coisas centrais para se concentrarem no que é secundário. As maiores heresias de hoje e sempre, a meu ver, não são aquelas que ensinam coisas totalmente contrárias às Escrituras, pois estas são facilmente confrontadas. Os falsos ensinos mais perigosos à Cristandade são justamente aqueles que parecem estar em conformidade com as Escrituras, mas o que fazem é na verdade tirar Jesus Cristo do centro da mensagem e colocar qualquer outra coisa.

Quando a igreja primitiva se reunia, tudo o que faziam era para glorificar Jesus. Assim deveria ser hoje. Em nossos cultos, Jesus deveria ser o motivador e o motivo da oração inicial; Jesus deveria ser o tema dos nossos hinos de louvor; Jesus deveria ser o centro de nossas pregações, dos testemunhos, da oração final e de tudo o mais que fizéssemos quando estivéssemos reunidos em seu nome. É triste que esteja acontecendo justamente o contrário. Chego ao ponto de dizer que a igreja atual retirou Jesus de seus púlpitos, substituindo-o por bênçãos, milagres, curas, promessas, experiências, sensacionalismos e emocionalismos mil… Ora, todas essas coisas poderiam e até deveriam fazer parte dos nossos cultos, desde que todas elas apontassem para o Nome Que Está Acima De Todo Nome, Jesus.

O que me parece é que a igreja atual está enjoada, enfadada pela mensagem centralizada em Cristo. O Evangelho Cristocêntrico não consegue mais satisfazer os anseios de uma multidão que precisa de algo mais palpável do que uma mera esperança de vida eterna. Como dói em meu coração escrever algo assim! Como me entristece saber que os crentes de hoje não conseguem mais ver Jesus como a verdadeira razão de existirmos! A igreja atual não entende mais que toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, aponta para Jesus Cristo como única esperança de nossa redenção, salvação e ressurreição, e que o fato de estarmos em Cristo, mergulhados nele, compartilhando de sua morte, de sua ressurreição e de sua vida, deveria ser mais que suficiente para sermos crentes cheios de alegria, felicidade e ânimo. Estamos em Cristo? Então não precisamos de nada mais!

Se queremos ser crentes verdadeiros, evangélicos, bíblicos, se queremos vidas consagradas a Deus, precisamos com urgência trazer o nome de Jesus para o centro das nossas vidas pessoais e do nosso dia-a-dia como igreja. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Ainda temos mais o que dizer sobre o único e verdadeiro Evangelho. Mas fiquemos por aqui, por enquanto.

Em Cristo Jesus, nosso Centro,
Vinícius Pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s