O segredo de Deus

Quando olhamos para a história dos homens de Deus das Escrituras – tais como Abraão, Moisés, Pedro e Paulo -, creio que uma reação bastante comum é a perplexidade. Perguntamos: O que estes homens tinham que nós não temos? O que estes homens viram que nós não vemos? Qual o segredo destes homens, que os permitia viver de forma tão gloriosa?

Sim, deve haver algum segredo na vida destes homens para que suas histórias tenham sido registradas para a eternidade! Porém Deus não reservou este segredo para uns poucos “super-heróis”, deixando todos os demais alheios a esta vida gloriosa. Pelo contrário, a vontade de Deus é que estes heróis da fé sirvam de modelos para todos quantos têm sido chamados à vida eterna. Por este motivo, Deus deixou o seu segredo revelado de forma clara e simples, no lugar mais óbvio em que poderíamos procurar: na Sua Palavra.

“… e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2.2-3)

Quão gloriosa é a simplicidade desta revelação! O segredo de Deus para a vida cristã vitoriosa é Cristo. Donde concluímos: o que os grandes heróis da fé tinham de extraordinário e anormal não era algum poder ou virtude inerente a eles mesmos, mas sim uma profunda experiência com Deus através da pessoa de Jesus Cristo. O que impulsionava tais homens a viver de forma sobrenatural era uma experiência sobrenatural de ver Cristo, conhecer Cristo e amar Cristo. Não há nada além disso!

Os cristãos de hoje parecem ter-se esquecido do fato de que o Evangelho é divino e sobrenatural. Temos reduzido o Evangelho a uma mensagem humana, dirigida a “homens humanos”, que necessita da ajuda humana e que só produz resultados humanos. Que miserável é este evangelho que pregamos!

O verdadeiro Evangelho é uma mensagem divina e sobrenatural e só pode ser entendido por homens sobrenaturais. Por este motivo, nenhuma ajuda humana pode fazer qualquer coisa para nos levar à vida cristã vitoriosa que tanto temos desejado.

Justamente por este motivo, Deus nos deixou revelado o seu segredo, Cristo, e é através de uma experiência sobrenatural com Cristo que poderemos viver o Evangelho como ele deve ser vivido. E o que seria uma experiência sobrenatural com Cristo? Há algumas coisas a esclarecer, pois esta expressão pode levar a dois extremos que são para nós absolutamente indesejáveis.

De um lado, se põem os crentes que rejeitam a expressão “sobrenatural”. O evangelho se tornou tão frívolo para eles, que não passa mais de uma série de conhecimentos logicamente ordenados, os quais servem de base para uma vida moralmente aceitável, porém nunca espiritualmente extraordinária. Sua teologia, embora tão perfeita em seus postulados, tornou-se ensimesmada, uma estrada aberta e segura – só que para lugar nenhum. São estes aqueles de quem o Espírito testifica: têm nome de quem vive e estão mortos. Crentes que têm todo o conhecimento da verdade, mas não conhecem a verdade. Será que você pode entender isso? Sim, é possível que alguém tenha um completo conhecimento intelectual das Escrituras, sem jamais chegar a um conhecimento genuíno, revelado da Palavra de Deus. Aqueles que rejeitam o aspecto sobrenatural do Evangelho estão, na verdade, arrancando a essência de sua mensagem, pois Cristo é o Evangelho e Cristo é sobrenatural em todos os sentidos.

Do outro lado, se põem aqueles que entendem por “experiência sobrenatural” meramente as esparsas experiências carismáticas que um crente tem ao longo de sua vida. Ainda que tais experiências sejam verdadeiras e verdadeiramente sobrenaturais, elas não são aquilo que chamamos de uma experiência sobrenatural com Cristo. Aquelas são toques momentâneos e superficiais no sobrenatural. Aqui estamos falando de uma experiência profunda, intensa e que ecoa pela eternidade.

Que experiência é esta? Ora, já a temos definido como sendo um trinômio: ver Cristo, conhecer Cristo e amar Cristo. Como ter esta experiência? As Escrituras nos mostram que Jesus Cristo não é apenas aquele para quem devemos olhar; Ele é também aquele que nos permite olhar. O segredo para a vida cristã vitoriosa está em ver Cristo. Isto é uma experiência não-humana, divina, e como tal só pode ser produzida pelo próprio Cristo. Ele é a imagem do Deus invisível, a expressão exata do Seu ser, o Verbo eterno pelo qual todas as coisas foram criadas. O que podemos sem Ele? O que podemos fora dele? O que precisamos entender de tudo isto é que dependemos totalmente de Jesus, pois nada podemos até que Ele se revele a nós.

Precisamos desta experiência sobrenatural, experiência que não pode ser forjada ou falsificada pelos homens, experiência que muda a vida de um indivíduo de forma definitiva e inquestionável. Precisamos ter os nossos olhos abertos para ver Jesus Cristo. E, quando Cristo abre os nossos olhos para que possamos ver Ele mesmo, seremos conhecidos como alguém que viu. Sim, haverá algo em nosso rosto, algo em nossas vidas e em nosso dia-a-dia que fará as pessoas perguntarem, perplexas: O que ele viu que nós não vemos? Qual o segredo dele, que o permite viver de forma tão gloriosa? E então nossos nomes estarão para sempre arrolados na galeria dos heróis da fé.

Continuaremos a desenvolver e detalhar este tema.
Por ora, ficamos aqui.
Em Cristo Jesus,
Vinícius Pimentel

Anúncios

Uma resposta em “O segredo de Deus

  1. Qual o segredo da vida Cristã?
    Certamente este tema é mais profundo e abrangente do que podemos enxergar atualmente, mas tenho certeza que à medida que estivermos preparados o Senhor nos concederá graça cada vez maior para mergulhar no mistérios ocultos de Cristo que se revela através de nós como esperança da Glória. Um forte abraço no amor de Cristo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s