Mudando de terreno – Parte 2

Estamos falando sobre a realidade espiritual da conversão. Utilizando uma figura bíblica, dissemos que a conversão é um milagre, através do qual Deus arranca as nossas raízes de um terreno e nos planta em um terreno totalmente novo, no qual podemos ter uma raiz firme, um crescimento saudável e uma frutificação abundante.

A pergunta que segue é: o que isso verdadeiramente representa para alguém que experimenta a conversão? O que significa ser arrancado de um terreno e plantado em outro? O que são estes dois terrenos?

Vejamos isto por partes:

ARRANCADOS DE QUÊ?

De onde fomos retirados? Qual é o terreno a que pertencíamos e do qual fomos violentamente arrancados pelas mãos do Deus vivo?

O terreno velho no qual todos os homens nascem é um terreno podre, infértil, árido, pedregoso e sem vida. Este terreno é o solo de Adão e da morte.

De que é feito este solo? Ele é composto por quatro elementos: o mundo, o pecado, a carne e o diabo. Cada um deles opera de forma distinta a fim de destruir e consumir as raízes de toda árvore que está plantada no terreno da morte. Se alguém pertence ao terreno de Adão, possui uma relação com cada um destes elementos, como veremos a seguir.

AQUELE QUE ESTÁ EM ADÃO PERTENCE AO MUNDO – O mundo é a pátria daqueles que estão no terreno de Adão. Os filhos de Adão é que são os “cidadãos do mundo”, na acepção bíblica. A Bíblia diz que o mundo está destinado à destruição, e tudo aquilo que pertence ao mundo será destruído com ele. Você ainda pertence ao mundo? Saia daí enquanto é tempo! Fuja deste terreno maldito, escape da dominação deste mundo perverso e deixe o Salvador Jesus te levar para Ele mesmo, para o único lugar que permanecerá seguro quando Ele vier manifestar sua grande ira e juízo sobre a terra.

AQUELE QUE ESTÁ EM ADÃO É ESCRAVO DO PECADO – É impressionante notar como aqueles que estão em Adão acham que são livres, quando na verdade a Bíblia diz que eles são escravos do pecado. Todo homem que se encontra no terreno de Adão e da morte, na verdade, é um pecador inveterado e não pode fazer absolutamente nada para vencer a sua natureza pecaminosa de forma eficaz e permanente.

Pense bem: quantas vezes você tentou fazer o que era certo, mas se frustrou e se decepcionou porque simplesmente não consegue? Quantas vezes você tentou se segurar para não pecar, tentou não mentir, não adulterar, não se juntar com más companhias, e simplesmente não conseguiu? Você seria capaz de reconhecer que ainda é um escravo do pecado? Você seria capaz de confessar que está subjugado, dominado pelas paixões e desejos pecaminosos, e que até o dia de hoje o pecado o tem vencido? Oh! Quando você for capaz de reconhecer isto com sincero arrependimento, então Cristo Jesus virá até você, arrancará as algemas e os grilhões do pecado, e você será verdadeiramente livre! Que alegria e prazer inexplicáveis sente um pecador arrependido quando é transportado do terreno de Adão para pertencer a Cristo e então pode finalmente desfrutar da liberdade de estar neste novo terreno! Responda-me: quando você definitivamente irá querer ser liberto do pecado?

AQUELE QUE ESTÁ EM ADÃO VIVE NA CARNE – As Escrituras dizem que “o pendor da carne é inimizade contra Deus” e que “os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Ora, Deus é Espírito. A vida na carne está distante da vida de Deus infinitamente mais do que a vida de um complexo mamífero está distante da vida de um insignificante protozoário. Se você está em Adão, a sua vida é terrena e carnal, e você JAMAIS poderá ter contato com um Deus celestial e espiritual.

Você quer ter contato com Deus, ter relacionamento com Deus? Então você precisa abandonar a vida da carne e deixar o Espírito Santo te encher da própria vida dEle, a vida de Cristo, que é a única vida apta à comunhão com Deus. Enquanto você estiver em Adão, você faz parte da categoria de seres humanos que foram banidos do paraíso e expulsos para sempre do jardim de Deus. Mas se você decidir que quer estar em Cristo, então você será imediatamente levado para o lugar de comunhão com Deus e estará para sempre junto dEle.

AQUELE QUE ESTÁ EM ADÃO É FILHO DO DIABO – Se você ainda não foi resgatado por Cristo, por favor não se ofenda, mas você precisa ficar sabendo qual é a exata condição e situação daqueles que estão em Adão. Se você ainda não saiu correndo desta terrível posição caída, então o diabo é o seu pai e ele tem autoridade de pai para mandar em você, escolher o rumo da sua vida e castigar você quando ele bem quiser. Até quando você irá suportar isso? Você não precisa! Cristo deseja tirá-lo do terreno de Adão e, desfazendo sua ligação com o diabo pelo novo nascimento, ele irá torná-lo um verdadeiro filho de Deus.

Entenda de uma vez por todas que Deus trata com o homem única e exclusivamente baseado na posição que ele ocupa. Se você está em Adão, você pertence ao mundo, é escravo do pecado, vive na carne e tem o diabo como pai.

Mas, oh, Deus não deseja que você permaneça aí! Esta posição não foi feita para você. A vontade de Deus é que você seja removido do plano da vida de Adão e transportado para o plano celestial de Cristo. Se você está em Adão, você está num terreno de morte, mas Deus deseja arrancar você desse lugar e levá-lo ao terreno da ressurreição, que é o terreno de Cristo. Deus deseja salvá-lo do mundo, do pecado, da carne e de Satanás – mas para isso você precisa estar em Cristo.

E o que significa estar em Cristo? Dissemos que é ser plantado em um novo terreno. Mas que terreno é este? Quais são os fundamentos e os alicerces que fincam e sustentam a vida daqueles que estão plantados em Cristo? Isto é assunto para o nosso próximo estudo, que já está pronto e agendado para ser publicado na quinta-feira.

Até lá, então!

Em Cristo,
Vinícius Pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s