Mudando de terreno – Parte 3

E o que significa estar em Cristo? Vejamos algumas coisas a este respeito:

Estar em Cristo é uma experiência espiritual pela qual somos milagrosamente e completamente possuídos pela vida divina do Salvador Jesus. Imagine uma esponja totalmente seca. Agora ela está seca, mas, quando mergulhamos esta esponja na água, ela está encharcada, cheia de água por dentro e por fora. Estar em Cristo é assim: antes estávamos completamente separados dEle, mas, quando somos mergulhados nEle, então a Sua vida nos inunda, nos encharca e nos preenche por dentro e por fora. Que experiência maravilhosa é ser possuído pela vida divina de Cristo e estar nEle!

Estar em Cristo é receber a IDENTIDADE de Cristo. Se existe uma razão para que o homem seja salvo, se existe um motivo pelo qual Deus poupa alguns homens da Sua ira vindoura, a razão é que tais homens estão em Cristo e, quando Deus olha para eles, Deus vê Cristo. Que realidade gloriosa! Se você está em Cristo, você possui a identidade de Cristo, e Deus não enxerga mais a sua vida em você mesmo, Ele enxerga a vida do Seu próprio Filho, a vida de Cristo.

É a sua IDENTIFICAÇÃO com Cristo que desfaz o seu laço de união com o mundo. Quando você estava em Adão, você pertencia ao mundo e tinha tudo em comum com o mundo. Mas agora que você está em Cristo, identificado com Ele, você está identificado com a Sua morte. Cristo morreu para este mundo, e eu e você que estamos em Cristo também morremos naquele mesmo instante em que pusemos nossa fé nEle e fomos salvos! Se antes vivíamos no mundo, do mundo, pelo mundo e para o mundo, hoje já não é mais assim. Ainda estamos no mundo, mas não pertencemos mais a ele. Nosso cordão umbilical foi cortado, e nós fomos levados para uma outra cidade, a cidade celestial, que é a morada e a terra natal daqueles que estão em Cristo.

Se você já está em Cristo, precisa compreender esta realidade: quando Deus trata com você, e Ele diz que o ama, e Ele o salva e o enche de bênçãos, Deus faz isso por causa de Cristo que habita em você. Deus não nos dá nada porque merecemos. Tudo o que Deus nos dá é motivado por esta única frase: “Cristo em nós”. Se você ainda não está em Cristo, será que você não irá querer participar desta realidade maravilhosa?

Estar em Cristo é receber a NATUREZA, a ESSÊNCIA de Cristo. Quando você estava em Adão, você tentava não pecar e não conseguia, porque você possuía a natureza e a essência de Adão. Você vivia dominado pela carne, escravizado pela lei do pecado e da morte. Mesmo as suas mais nobres tentativas de fazer a coisa certa davam errado, pelo simples fato de que você estava governado pela natureza caída de Adão.

Mas agora que você está em Cristo, não é mais assim. Não somos mais dominados pela carne ou pelo pecado. Fomos libertos! Recebemos a natureza de Cristo e agora somos governados por uma nova lei, a lei do Espírito de vida. Cristo vive em mim e firmado nesta realidade eu posso viver a vida de Cristo! Já não estou mais obrigado a pecar. Estou livre para fazer a vontade de Deus e experimentar um novo plano de vida.

Receber a natureza de Cristo é ser transportado para um nível mais alto da existência. Um Cristão não é uma pessoa que tem uma vida melhor porque se esforça para isso; um Cristão é alguém que anda em lugares celestiais e possui uma vida celestial que foi dada pelo próprio Deus. Receber a natureza de Cristo é, na verdade, tornar-se um co-participante da vida de Deus. Você tem a vida de Deus em você, e isto torna a sua vida completamente diferente. O pecado não é mais tão interessante, os desejos da carne já não são mais tão apetitosos. O prazer de estar com Cristo e ser cheio da vida dEle é infinitamente maior do que todas as ofertas desta vida!

Estar em Cristo é desfrutar da HERANÇA de Cristo. A Bíblia nos revela claramente esta realidade ao dizer: “Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”. Sabe o que isto significa? Que tudo aquilo que pertence a Cristo pertence a nós.

Sim! Uma vez que fomos identificados com Cristo em Sua morte e sepultamento, também somos identificados com Ele na sua ressurreição, ascensão e glorificação. Recebemos a herança de Cristo como a nossa própria herança! Todo o domínio que Jesus possui hoje, assentado à direita de Deus, é também o nosso domínio. A Bíblia mostra de forma clara que nós estamos em Cristo para nos assentarmos junto com Ele no trono e para reinarmos com Ele sobre tudo aquilo que Ele reinar.

Os cristãos precisam entender isso. Um cristão não é uma pessoa comum, lutando como todas as outras para alcançar um padrão de vida louvável diante dos homens, guerreando contra si mesmo e contra os outros para “vencer na vida”. Um cristão é um completo vencedor. Não por causa de si mesmo, mas por causa de Cristo Jesus que é a nossa vitória.

Todo crente em Cristo deveria manifestar uma vida de triunfo e vitória. Perceba que, quando eu uso estas duas palavras, não estou me juntando àqueles que pregam um falso evangelho triunfalista e dizem que o cristão não pode sofrer lutas, doenças e dificuldades financeiras. Muito pelo contrário: estou dizendo que a vida de um verdadeiro cristão está acima destas coisas, o que significa que, ainda que todas as dificuldades se levantem de uma só vez, um crente genuíno permanece irradiando luz e manifestando a vitória que Cristo venceu por nós.

É necessário repetir: um cristão não é alguém se esforçando para vencer o inimigo. O cristão é alguém que já venceu o inimigo quando Cristo Jesus o derrotou na cruz do Calvário. Na cruz nós obtivemos completa vitória sobre o mundo, o pecado, a carne e satanás. Nosso objetivo de vida hoje não é vencer tais inimigos, mas recolher os seus despojos, pois eles já estão completamente derrotados!

Se você ainda está em Adão, será que você não quer passar do estado de derrota mostrado no estudo anterior para essa vida gloriosa que é a vida em Cristo? E, se você já está em Cristo, será que você já tem desfrutado do prazer inexplicável que é andar com Ele em lugares celestiais? Eu os convido a mergulhar em Cristo, serem encharcados dEle e sentirem o gozo da graciosa presença de Deus!

No próximo post concluiremos este estudo. Até lá!

Em Cristo,
Vinícius Pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s