Semelhantes a Jesus – O que isso significa?

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8.29)

Você já parou para pensar no que verdadeiramente significa ser semelhante a Jesus? Você realmente sabe quão elevado é o padrão de Deus para a vida do Seu povo? Já vimos Rm 8.29 que diz que o propósito de Deus é nos fazer CONFORMES à imagem do Seu Filho. O que é conformar? É assumir a forma de alguma coisa. Observe a água: ela tem a interessante propriedade de se moldar à forma da vasilha ou da garrafa em que for colocada. Seja lá onde eu puser água, ela irá assumir a forma daquele recipiente. A água se conforma a qualquer coisa.

E o cristão? Como ele deve ser? Bem, a Bíblia nos dá dois conselhos:

1. Não devemos nos conformar com este mundo (Rm 12.1-2)

2. Devemos ser conformados à imagem do Filho de Deus (Rm 8.29)

Vamos ainda até Ef 1.4. A Bíblia nos diz que devemos ser santos, mas não apenas isto. Devemos ser santos PERANTE ELE, isto é, diante de Deus. A santidade segundo os homens não interessa a Deus. Ser uma pessoa boa não interessa a Deus. Ser alguém que os homens elogiam e respeitam e admiram não tem valor nenhum diante do Pai. Ele quer que sejamos santos perante Ele, isto é, aos Seus olhos. A santidade e irrepreensão que as Escrituras exigem de nós não é diante dos homens nem segundo o padrão dos homens, mas é diante de Deus e segundo o padrão de Deus.

Existe ainda uma terceira observação importante sobre o que significa ser semelhante a Jesus. Talvez pareça a alguns que o propósito de Deus é simplesmente que nós tenhamos as características, as qualidades de Jesus. Mas as coisas não são assim. Deus nunca diz que devemos ter o caráter ou as qualidades de Jesus em nós. A Bíblia diz em Cl 1.27-28 que o verdadeiro mistério de Deus é CRISTO EM NÓS. Não apenas algumas qualidades do Filho de Deus, mas o próprio Filho em nós.

Veja, são coisas muito diferentes: possuir as características de Jesus é, ao menos em parte, possível a qualquer homem, inclusive os incrédulos. Conheço homens que não tem qualquer relacionamento com o Senhor e são humanamente amáveis, respeitadores, bondosos até. Mas isso não me espanta, pois o que Ele quer de nós não é uma mera “aparência” de Cristo, e sim um transbordar da vida do Senhor Jesus que resulte numa manifestação exterior da Sua habitação interior em nós. Nós não devemos buscar, portanto, uma mera semelhança exterior a Cristo. Ser semelhante a Jesus, num sentido verdadeiramente bíblico, é exalar o Seu perfume e expressar a Sua natureza que foi implantada em nós pelo Espírito Santo. Isto é Cristianismo. Este é o propósito de Deus.

Em Cristo,
Vinícius

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s