Sobre o blog

“Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei” (At 17.6,7)

Graça e paz sejam com todos, em Cristo!

Este versículo muito tem marcado o meu coração nos últimos dias. Cada vez que o leio, sinto um certo mal-estar, um incômodo, uma insatisfação profunda. Há algo de errado; não no versículo, mas em nós.

Essa não é a única referência no livro dos Atos dos Apóstolos que mostra a impressão que os gentios tinham da Igreja Primitiva. Em At 24.5, Paulo é chamado pelos seus acusadores de “peste” e “agitador”; aqui os cristãos são chamados de “aqueles que têm transtornado o mundo”. O que isso significa? Por que a igreja era taxada com termos tão negativos como esses? E como isso se refere à nossa realidade enquanto cristãos, hoje?

Em primeiro lugar, está evidente que todas essas palavras são expressões de um só sentimento que a Igreja despertava nas pessoas: incômodo. É justamente esse sentimento que nós, hoje, não temos conseguido provocar no mundo.

Como seguidores de Jesus Cristo, fomos encarregados da missão de continuar seu chamado e ministério. Fomos convocados a viver como ele viveu, em santidade, em ousadia, em compromisso com a verdade (mesmo quando ela fere), em amor incondicional pelas pessoas. E é impossível ler os Evangelhos sem se sentir incomodado com a forma como Jesus andava, falava, agia. O Nazareno não estava preocupado em agradar homens, mas sim em satisfazer a vontade de Seu Pai. Quando lemos Atos, vemos que a Igreja Primitiva andava da mesma maneira. A vida dos discípulos de Jesus se parecia de tal forma com a do Mestre que, em Antioquia, eles foram chamados “cristãos” – do grego christianos, provavelmente uma palavra usada para zombar daqueles homens simples que se esforçavam tanto para imitar um homem que, aparentemente, estava morto. Mas os cristãos sabiam que o seu Salvador estava vivo e que Ele os tinha dado a responsabilidade de continuar Sua missão na terra, e essa missão era levada a sério, até às últimas conseqüências.

A perseverança daqueles primeiros seguidores de Jesus em viver a realidade ensinada pelo Senhor não era compatível com o pecado do mundo. A mentira, o ódio, as guerras, a idolatria, a impureza sexual, o amor ao dinheiro, todas essas coisas tão comuns naquele tempo – e ainda hoje – se tornavam ainda mais visíveis e insuportáveis todas as vezes que um cristão entrava em cena. Com sua santidade, seu padrão de vida celestial – e, ao mesmo tempo, com sua simplicidade e mansidão para acolher os pecadores e os proscritos sociais -, os seguidores de Jesus envergonhavam e incomodavam as pessoas, fossem judeus, gregos ou romanos. As trevas do mundo eram agitadas, transtornadas e abaladas pelo brilho que emanava da Igreja de Cristo.

E hoje? Os mesmos pecados permanecem vivos no meio de nossa sociedade, agindo sobre a vida de muitas pessoas e as escravizando. As mesmas trevas encobrem “este mundo tenebroso”. Mas onde está a Igreja de Cristo? Onde estão os “agitadores”, os “transtornadores”? Onde está a luz do mundo, que é Cristo em nós?

Em que medida as nossas atitudes têm incomodado? Será que o nosso padrão de vida tem sido capaz de envergonhar os gentios? Será que as pessoas têm visto alguma diferença em nós?

Estas são questões para começarmos a pensar. Há muito o que refletir, e cada post meu será um esforço para provocar e ser provocado, para produzir alguma inquietude e algum desejo de mudança. A Igreja está carente de Revolucionários, Reformadores e Avivalistas. A Igreja precisa de Profetas denunciando os seus pecados. A Igreja precisa de crentes sinceros e cristãos fervorosos. E o Espírito Santo quer produzir isso em mim e em você.

Que Deus nos abençoe.
Até mais!

Anúncios

15 respostas em “Sobre o blog

  1. Este texto realmente expressa o clamor do meu coração para que o Senhor levante uma geração diferente que esteja disposta a viver uma “anormalidade santa” pessoas que ousem andar na contra-mão deste mundo e que estejam decididas a se tornarem agitadores de Cristo, causando impacto através de um estilo de vida dominado pela dependência do Espírito Santo

  2. A paz meu irmão.Obrigado pelo e-mail.visitei o seu blog muito bom! Li algumas mensagens, e a cada dia que visito um blog evangelico fico impactada em ver como Deus está direcionando seus filhos na sua palavra.Deus te abencõe

  3. Parabéns, meu imão em Cristo. Desde 1997, que tenho tentado publicar nos Estados Unidos um livro intitulado Jesus`Image-Set Turning the World Upside Down Again! – The Essentials of Topological Theology: God´s Redemptive Model Condensed in Just One Wod: IMAGE.
    A minha luta continua. Estou enviando a pastores “batistas” um roteiro para a capacitação de “transtornadores do mundo”. Mas isso porquê? Simplesmente porque foi isso o que o Senhor Jesus Cristo fez. Os seua apóstolos e os que os imitaram – embora derramando seu sangue – fizeram com que o Evangelho da Graça de Deus chegasse até nós. Deos o abençoe ricamente. Aleluia! Amém!

  4. GRAÇA E PAZ ABENÇOADOS,LI O TEXTO QUE COMENTA SOBRE ATOS 17:6,7.E GOSTEI MUITO DO TEXTO E RECONHEÇO QUE A IGREJA DA GERAÇÃO ATUAL NÃO TEM INCOMODADO ESTE MUNDO.QUERO VIM A SER UM AGITADOR ASSIM COMO O APÓSTOLO PAULO.QUE DEUS VOS ABENÇOE!

    • Felipe,

      O caminho para vivermos Atos 17.6 é uma vida no Espírito. Aprender a andar no Espírito não é algo fácil nem rápido, mas demanda uma vida inteira de submissão ao nosso Consolador. Por isso, precisamos correr com perseverança a carreira que nos está proposta, para que possamos alcançar o alvo e receber o prêmio que está preparado para os Vencedores de Deus. Isto significa que devemos receber com alegria as exortações, admoestações e tribulações, pois elas são os instrumentos de Deus para transformar-nos segundo o Seu caráter.

      “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”

      Em Cristo,
      Vinícius

  5. A Paz Do Senhor Seja Com Todos

    Que Venhamos A Nos Deixar Impactar Por CRISTO Para Que Venhamos Refletir O Que Realmente Esta Dentro De Nos Pois Se Por Ventura Isso Aconteçer Verdadeiramente Seremos Uma Geração “MARCADA PARA IMPACTAR”
    Ate Por Que A Palavra Impactar Significa Tornar impacto; arremessar, impelir; fazer chocar contra. Introduzir em outra coisa de modo que seja impossível retirar. Penetrar de modo irreversível.

    Assim Como Diz a Biblia: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (II Coríntios 5 : 15)
    Devenhamos Tomar Posse Dessa Palavra Pois Se Verdadeiramente Entendermos O Que Ela Nos Passa Seremos Pessoas Alegres Independentes De Qual Quer Circustancia Pois Sabemos Que O Senhor É Conosco Em Todo O Tempo.
    Vamos Pençar Um Pouco: Sabemos Que Tudo O Que Nos Aconteçe É Permição De Deus Então Venhamos A Estar Alegres Em Qual Quer Circustançia Pois Não Temos Poder Sobre Nada E Sim Aquele Que Reina Para Todo O Sempre.
    Se Você Quer Realmente Impactar O Mundo Seja Alegre Esse Pode Ser Um Dos Principios…

    • Graça e Paz, Gustavo!

      Que o Senhor continue trabalhando na tua vida, cara. Seguir Jesus é andar num caminho apertado e difícil, e serão muitas as lutas e as tentações enquanto estivermos andando. Por isso, que os teus olhos estejam sempre fixados no Autor e Consumador da Fé, de modo que você nunca desanime.

      Que Deus continue te marcando!
      Que você continue impactando!
      Vinícius

  6. Assim Como Diz a Biblia: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (II Coríntios 5 : 15)Devenhamos Tomar Posse Dessa Palavra Pois Se Verdadeiramente Entendermos O Que Ela Nos Passa Seremos Pessoas Alegres Independentes De Qual Quer Circustancia Pois Sabemos Que O Senhor É Conosco Em Todo O Tempo.Vamos Pençar Um Pouco: Sabemos Que Tudo O Que Nos Aconteçe É Permição De Deus Então Venhamos A Estar Alegres Em Qual Quer Circustançia Pois Não Temos Poder Sobre Nada E Sim Aquele Que Reina Para Todo O Sempre.Se Você Quer Realmente Impactar O Mundo Seja Alegre Esse Pode Ser Um Dos Principios…
    +1

  7. Assim Como Diz a Biblia: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (II Coríntios 5 : 15)Devenhamos Tomar Posse Dessa Palavra Pois Se Verdadeiramente Entendermos O Que Ela Nos Passa Seremos Pessoas Alegres Independentes De Qual Quer Circustancia Pois Sabemos Que O Senhor É Conosco Em Todo O Tempo.Vamos Pençar Um Pouco: Sabemos Que Tudo O Que Nos Aconteçe É Permição De Deus Então Venhamos A Estar Alegres Em Qual Quer Circustançia Pois Não Temos Poder Sobre Nada E Sim Aquele Que Reina Para Todo O Sempre.Se Você Quer Realmente Impactar O Mundo Seja Alegre Esse Pode Ser Um Dos Principios…+1
    +1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s